A ansiedade é natural e necessária para a nossa existência, mas existe um ponto em que ela traz diversos prejuízos na relação da pessoa com o mundo à sua volta e, por conta desse prejuízo, é comum que quem passe por isso tente se anestesiar; como, por exemplo, com remédios, redes sociais ou qualquer coisa que possa ser usada como distração.
Mas preciso te alertar: a ansiedade não surge a partir do nada. E, por isso, não pode ser eliminada dessa forma, apesar de se apresentar em forma de sintomas. Isso é apenas a maneira que o teu organismo encontra para expressar que algo na forma como você tem vivido precisa ser olhado com atenção. Ou seja, ela não se reduz a um aspecto somente biológico.
E por que a ansiedade é tão difícil de compreender?
Parece fácil dizer que é preciso olhar para dentro de si, mas a realidade é que, muitas vezes, essa ansiedade que paralisa não se mostra de forma clara. Ela está ligada a algo tão profundo que se torna um processo que exige calma e cuidado.
Ao contrário do medo, que tem um objeto claro e uma reação clara, a ansiedade é como se fosse uma nuvem tempestuosa, em que você consegue enxergar os raios (sintomas), mas não sabe exatamente de onde vieram (o que está envolvido nessa experiência).
A ansiedade deixa de se tornar saudável quando ela passa a não trazer movimentação, quando não é proporcional à situação que a ameaça, ou seja, quando ela deixa de ser enfrentada de maneira construtiva.
Um exemplo para tornar as coisas mais claras:
Uma pessoa sente ansiedade em falar em público, mas ainda consegue se colocar nesses lugares e se permitir tentar ousar, mesmo se sentindo dessa forma.
Mas já tem outra pessoa que simplesmente quer estar nesses ambientes e, mesmo assim, não consegue/não age. O corpo simplesmente paralisa, e só de pensar em tentar, os sintomas aparecem.
Nesses casos, é importante que o sujeito busque ajuda para que seja possível viver de forma mais autêntica. E quando falo de autenticidade, é sobre você, que muitas vezes perdeu oportunidades, relações, formas de viver da maneira que gostaria, pela ansiedade.
📍 Se a ansiedade tem te impedido de viver o que você gostaria, talvez seja hora de escutar o que ela está apontando sobre sua forma de estar no mundo.
E a psicoterapia pode ser esse espaço. 🩵